Sobre "gravidezes" e assim

julho 30, 2011 | |

Li numa revista (a Máxima, acho) um artigo sobre mulheres que ESCOLHEM não ter filhos. E hoje, a conversa com uma mulher minha conhecida o assunto surgiu.
Ela contava que sente muita pressão, principalmente da familia, para engravidar. Essa menina tem 33 anos e está casada praí a 8 anos e disse que, por experiencia propria, recebe varios ultimatos para ter um bebe. Ora é a familia, ora os amigos, sempre a perguntar "Então o bebe? Já está na hora não?".
Eu fico estarrecida com estas situações porque realmente vemos que as pessoas não conseguem conceber a ideia de que muitas mulheres não sentem o apelo da maternidade.
Essa minha conhecida simplesmente acha que ainda não sente vontade de ser mãe. Nem ela nem o marido, e que por agora estão bem assim, mas que não gosta que estejam sempre a força-la a fazer uma coisa para o qual não sente vontade. E  depois sabe-se lá se a mulher por ter ou não filhos?? Acho que é tãoooo injusto que tantas mulheres sejam questionadas sobre bebes quando muitas delas nem o podem fazer.

Eu não sinto o apelo do casamento mas sim, quero muito ser mãe e espero sê-lo por volta dos 30 anos, mas são tantas as mulheres que não querem. E fazem muito bem, porque ter só porque "é o que deve ser feito" não é bom, nunca é.

7 comentários:

  1. Também li esse artigo, é na Máxima. Eu identifiquei-me bastante porque também nunca senti o apelo da maternidade. Este ano faço 27 anos e apesar de só ter casado há menos de um mês, já estamos juntos há 10 anos e as pessoas perguntam-nos por bébés, os nossos amigos estão todos a ser pais... olha o meu irmão e a mulher tiveram seis anos para conseguir ter um filho e eu não sei se terei a mesma dificuldade mas também não me vou por a tentar por causa disso.
    E não sei porquê mas sinto que o apelo da maternidade a mim ou não vai aparecer ou vai vir mesmo tarde LOL não somos todos iguais... e a mim quando alguem me começa a chatear muito com a conversa dos bébés também sou tão ríspida a responder, que tão cedo não se atrevem :D

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto vontade de casar! E de ter filhos... Mas numa altura mais tarde na minha vida. Se era capaz de me casar já? Sem dúvida. Ter filhos? Daqui a uns bons pares de anos... :)

    ResponderEliminar
  3. Olha que eu já dei por mim muitas vezes a perguntar: "Então, e um bebé?" ou "E quando é que vem o segundo?" Não propriamente por querer forçar a ninguém que o tenha mas sim porque me faz feliz ver bebés virem ao mundo, saber que alguém está à espera de bebé e assim. Mesmo que não seja nada comigo. Com o tempo percebi que para muitas pessoas que não querem ter filhos ou não querem "por agora", a pergunta possa soar a pressão mas quando a faço não é por mal, nem é por eles, pais, é mais por mim, porque gosto de noticias dessas mas sim, se eu estivesse nessa mesma situação de não querer ou de adiar, ficaria extremamente incomodada por estar sempre a ouvir a mesma cantiga por isso agora tento conter-me e pergunto menos.

    ResponderEliminar
  4. Há mulheres que optam por outros caminhos que não passam por serem mães e estou de acordo com elas. Como muita gente diz, não é um acto de egoísmo. É uma opção tão normal como escolher ser mãe.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo ctg em tudo...nem toda a gente nasceu para casar ou ter filhos e a vida é mesmo assim somos todos diferentes uns dos outros ;O só temos que aprender a ser felizes com aquilo que podemos ter e lutar pelo que queremos ter!!!
    beijoca*

    ResponderEliminar
  6. a sociedade tem padrões e quando não nos regemos por eles fica o caldo entornado.quando me perguntam isso, q tb m perguntam mt e não sou casada, só me perguntam uma vez...não que seja mal educada mas faço logo ver a minha opinião. detesto pressões...e há pior coisa do que algo imposto?? acredita que ter 29 já é um bicho de 7 cabeças...29 e não ser casada...sem filhos... :) hey I'm 19 in my heart!

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho 32 e não sinto, de todo, o apelo nem da maternidade nem do casamento. Realmente a pressão existe mas creio que, sobre mim, existe menos porque não sou casada.
    Acho irritante esta pressão social, esta obrigação que se cria nas pessoas..Li este fim-de-semana na Happy um artigo que vai um bocado ao contrário disto: Pessoas que consideram, ou que conseguem ver, também os pontos menos positivos de ter filhos.

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)