Pai, só vou dizer isto uma vez...

junho 22, 2011 | |

Mal acabe o meu mestrado, tenho exactamente 4 meses para arranjar emprego na minha área. Se não arranjar, vou emigrar. Seja para Espanha, seja para a China. Eu não consigo viver com o meu pai: ele queria que eu seguisse algo relacionado com a saúde porque dá dinheiro, mas eu não gosto. Ele diz que não sei o que gosto e que temos que trabalhar no que dá dinheiro e não no que nos realiza. E pronto, são coisas que eu não consigo compreender e magoa-me que, sendo eu boa aluna, minimamente inteligente, ele ache que o meu desemprego é certo.  Não consigo controlar-me e dar-lhe razão quando ele diz tudo o que bem lhe apetece e não gosta de ouvir opiniões. Nunca trabalhei na vida (Os meus pais nunca deixaram porque eu perdia aquelas regalias todas e bla bla) mas me acho uma incompetente. E se não arranjar emprego na minha área, hei-de arranjar em outra coisa qualquer.

14 comentários:

  1. Não sei qual é a tua área mas posso dizer que sempre fui a melhor aluna (desde a primária até ao fim do curso) e sempre trabalhei em paralelo (dentro e fora da área)porque os meus pais infelizmente não conseguiam pagar-me os estudos e 4 anos depois de acabar o curso continuo ao balcão de uma loja. Estudei Comunicação Social, a coisa não anda bonita. Mas desejo-te boa sorte e desde já digo que se não tivesse "amarras" cá (tipo: noivo) já tinha ido daqui para fora também. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Então Joana diz lá ao teu pai que a saúde não dá dinheiro, e que ainda bem que não foste para essa área se não era uma coisa que querias. E digo-te isto porque o meu curso é na área da saúde e estou desempregada há 4 meses. Espero que mude este padrão para bem de todos os que estão doentes e possam vir a precisar de cuidados de qualidade. Mas realmente é isto que temos por cá, hospitais com défice de profissionais e cuidados comprometidos. Portanto fizes-te muito bem em seguir o que te dava prazer. Eu fiz o mesmo e espero não me vir a arrepender... =)

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo dizer que somos felizes naquilo que gostamos de fazer, ou seja, no trabalho também. Que adianta só o ordenado ao final do mês, se trabalhamos desmotivados? Nunca devemos baixar os braços, e mesmo que se trabalhe numa outra área qualquer, é lutar sempre pelos objectivos ;) Né?

    Força nisso *

    ResponderEliminar
  4. Nao ha nada como a força de vontade

    ResponderEliminar
  5. Estou como tu. Mais dia menos dia vou andando porque a coisa por aqui só piora. Sobretudo naminha área que é sé gente mesquinha e cheia de si

    ResponderEliminar
  6. é complicado quando nossos pais não concordam ou não apoiam a área que queremos seguir, mas o mais importante é agradarmos a nós mesmos! espero que consiga o emprego!

    ResponderEliminar
  7. Digo precisamente o mesmo aqui em casa..falta-me apenas um mês para acabar o curso e já só penso quero tanto um trabalhinhio na área (da saúde) mas se isso não acontecer nos próximos meses, faço as malas e ai vai ela em busca "dele" para o estrangeiro. Se tenho pena? Tenho porque gosto imenso do nosso país..mas tenho mais pena ainda de ser licenciada e com qualidade e depois fico em casa a olhar para o diploma!
    Mas o que é preciso é coragem e força de vontade e, já agora uma estrelinha da sorte! ;)

    ResponderEliminar
  8. Minha querida, diz ao teu pai que trabalhar na saúde é crítico. Razões?

    1º estás sujeita a levar para casa uma tuberculose ou uma outra qualquer infecção respiratória daquelas que te dão febres de louvar aos céus.

    2º tens que dormir fora de casa. Aliás, não dormes. Ponto! Dás o corpinho a aturar as bebedeiras e as tentativas de suicídio das 23h às 8h.

    3º com sorte tens que seguir a porcaria do turno de manhã.

    4º os estreptococos são uns bicharoucos que adoram gente saudável.

    Por isso, diz ao teu pai que isso de trabalhar na saúde tem muito que se lhe diga!

    Sê feliz a fazer o que gostas! ;)

    ResponderEliminar
  9. Tão errado o teu pai. Independentemente de arranjares trabalho cá ou fora, em um mês ou em um ano, tão errado... Já tu, estás num bom caminho!

    ResponderEliminar
  10. Todos sabemos que as coisas não estão fáceis, mas não estão para ninguém!Eu acho que temos de seguir o que gostamos, o que nos faz sentir realizadas!!
    Mais vale arrependeres-te do que fizeste, do que arrependeres-te do que não fizeste. Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Segue o que gostas mas vê também as saídas e tudo o resto. Sair do país pode ser uma boa opção desde que consigas lucrar com tal sacrifício. O teu pai está preocupado por isso dá-lhe um desconto mas não o ouças completamente, não vais querer passar a vida a fazer o que não gostas mas, se fores realmente boa e apaixonada pelo que fazes, vais ter sucesso seja no que for :)
    Beijinhos,
    Catarina

    www.beautyandfashionfab.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Pois eu, lamento dizer-te, concordo com o teu pai, não na questão de ires para saúde (porque a verdade é que há profissionais na área da saúde que não conseguem encontrar emprego), mas na de tirares um curso que tenha uma empregabilidade melhor, em que seja mais fácil encontrar emprego. Essa história de trabalhar no que gostas, numa área que te realiza, é pura ilusão - haverá alguns felizardos que realmente gostam do que fazem, mas são uma minoria. Um emprego é um emprego, serve para ganhares dinheiro e poderes viver. Fazer o que queres e gostas, fazes ao fim-de-semana. A título de exemplo, eu, quando tive de escolher o meu curso, tive em atenção não só o que gostava, mas também as oportunidades de emprego existentes. É claro que ninguém escolhe uma área que odeie do fundo do coração, só porque há trabalho nessa área, mas também tirar um curso que adoras e depois não arranjares emprego, não serve de nada, não é? Então, dados os meus gostos, e a empregabilidade da altura (há quase 10 anos atrás), escolhi economia. Estou a trabalhar, nessa área, mas sinceramente, não gosto lá muito do que faço. Mas é um emprego, ando sempre de olho em busca de algo melhor, mas o meu trabalho serve o seu propósito: pagar as contas. Mesmo que não me sinta lá muito realizada :)

    ResponderEliminar
  13. Há pessoas que se contentam com um homem que é razoável, que esta bem, é mais ou menos, um que serve em vez de querem estar com um que realmente amam e são loucamente apaixonadas. Também há muitas pessoas que procuram um emprego para dar dinheiro e não um que menos dinheiro que as faça sentir vivas.
    Já tendo passado um pouco pela experiência conto-te que o mais importante de tudo é ter a certeza das coisas. De onde queres chegar. Isso vai trazer força de vontade e muita coragem para o que tenhas de enfrentar. É possivel sim trabalhar naquilo que se gosta e ser feliz os sete dias da semana, é possível e devemos lutar por isso. Não devemos aceitar uma vida mais ou menos, um namorado mais ou menos quando temos capacidade para mais. Estar na Europa é mais facil, já tiveste na Rp Checa sabes mais ou menos como vão as coisas, claro que ir mais longe implicam outros desafios e o nosso questionar sobre várias coisas da nossa vida que dissemos sempre que nunca iríamos "aceitar". Para quem vai para fora é muito complicado, mas vale muito a pena.
    Encara esta batalha com o teu pai como mais um objectivo teu e mostra-lhe do que és capaz e que não é so na saude que estamos todos bem.
    Acredita: NESTE MOMENTO HÁ TRABALAHO NO QUE TU QUERES TRABALHAR. Sabes porquê? Porque como é a tua paixão, trabalharás muito, seras muito boa, reconhecida e terás trabalho. Seja em Portugal, Espanha, China ou Estados Unidos.
    É só uma questão de pensar no que queres mesmo, ter a certeza disso e ir em frente.

    P.s. Não deixes a tua paixão e felicidade para viver simplesmente uma vida cómoda.

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)