Its my style

maio 17, 2011 | |
Sei que vou ter de deixar de usar a roupa que tanto amo quando começar a trabalhar.
Não sou daquelas pessoas que acham que nunca devemos de deixar de nos vestir como gostamos por um emprego. Acho absolutamente o contrario. Sabiam que as instituições financeiras a.k.a. bancos proibem os seus funcionários de usar castanho? E também são proibidos de pintar as unhas em tons fortes como vermelhos e assim? É claro que há excepções: quem está na "casa" há muitos anos não o faz, porque não o é exigido. A minha madrinha trabalha num conhecido banco há 18 anos e pode ir vestida como quiser, claro que sempre com bom senso. Mas as estagiarias, bem como as "recentes aquisições", têm que seguir normas bastante rigidas de vestuário.
Se eu acho bem? Acho sim. primeiro porque essas instituições têm donos, que sabem o que querem e sabem qual a reputação que querem criar. Depois porque estamos a falar de uma área que vive disso. É claro que uma empresa de design não exige isso aos seus funcionários, porque os seus valores diferem.
Agora eu, enquanto economista, estou disposta, e concordo, a abdicar dos meus vestidinhos a cima do joelho bem como dos vestidos por cima das calças (tendencia que eu AMOOOOO).

E voces, estão dispostas a uma mudança total por um emprego?

13 comentários:

  1. Mudança total por um emprego é um pouco subjectivo...quando começar a trabalhar na minha área (Direito) tenho perfeita noção que não vou poder andar no dia-a-dia de all-stars e jeans...mas ao fim-de-semana já posso eheheheh*

    ResponderEliminar
  2. é caso para dizer que a I LOVE ME tem um serviço que é o I LOVE my work,exactamente para as pessoas que saem da faculdade e entram no mundo do trabalho se adaptarem ao dress code que é exigido no trabalho,sem nunca nunca,descorar da personalidade e gosto pessoal do cliente.=P,ihihihihi,Joana achas que tou a ficar boa vendedora?!=P

    ResponderEliminar
  3. ainda não me foram impostas regras de indumentária até agora, mas receio que isso venha a acontecer tendo em conta de devo mudar de área ainda este ano. o meu problema não vai ser com a roupa, mas sim com as tatuagens...

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente contigo... no mundo do trabalho não podemos andar como gostamos porque as exigencias assim o obrigam... mas com o tempo aprendemos a gostar tambem de outro genero de roupa mais adulto, digamos assim :) e se procurarmos bem até existe roupa gira para pessoas que tenham que ir formais sem ser o tipico fato feminino.
    No meu trabalho não exigem roupa formal, mas não vou vestida de qualquer maneira... nao uso tenis, não uso cai cai, não uso vestidos curtos... mas uso calças de ganga com saltos altos, uso vestidos adequados, uso botas até ao joelho... tudo depende do tipo de trabalho que tivermos, mas obvio que temos sempre de mudar um bocadinho. Mas como disse a L*, usamos no fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. como refere a Joana se for O emprego sim! actualmente posso vestir o que quero sem regras mas sempre com bom senso como referes! principalmente em reuniões exteriores.

    se uso qualquer coisa mais curta mesmo com leggins já recebo olhares reprovadores mas se me visto de uma forma mais especial ainda é pior! parece que os colaboradores têm de estar sempre abaixo dos boss! era o que mais faltava (:

    ResponderEliminar
  6. Na minha profissão não costumam ser muito rígidos, mas na área em que trabalho é necessário abdicar de certas coisas para estabelecer um ar mais executivo.
    Caso contrário já ninguém me levava a sério.
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  7. Uma pessoa tem de saber adaptar-se e ter noção das coisas. :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente cntg...qd somos nós próprios (p ex, qd vamos ao cinema lol) podemos e devemos ir cm quisermos...mas qd estamos a trabalhar, estamos a representar algo ou alguém e por isso há que respeitar não só as normas de vestuário cm tudo o resto ;)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Ohh super querida obrigada! É verdade apesar do dia hoje estar cinzento, vamos encará-lo com um sorriso para combater as tristezas =)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que temos sempre o nosso estilo, mais ou menos, incutido.De qualquer modo também, se me fosse exigido, usaria uma farda...embora não adorasse. Pode ser que tenhas a sorte que eu tive. Quando estou pelo escritório posso andar de calças de ganga e até ténis. Óbvio que, mesmo assim, com um ar arranjado e há que ter noção: n ter barriga à mostra, decotes..enfim. Por outro lado, qd tenho umas reuniões tenho de andar com roupa que, noutras alturas, gostava mas achava que..era nova ainda para aquilo.lol
    Muitas vezes o problema, acredito que é a falta de bom senso.

    ResponderEliminar
  11. Se entramos numa empresa que obriga a determinado dress-code, acho que só temos a ganhar se nos adaptarmos.

    Kiss**

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)