A minha mãe

abril 22, 2011 | |
A minha relação com a minha mãe foi bastante conturbada até aos meus 16/17 anos. A razão? O que hoje me faz agradecer a Deus por ela ser como é, já me trouxe muitas lagrimas quando era mais pequena.
A minha mãe nunca foi de mimos, nem de perguntar o que é que eu fiz na escola, ou apenas como correu um exame. Perguntava se esta tudo bem, como hoje faz, e para ela chegava. Para mim não. Nunca ia a escola buscar os papeis das notas e mesmo quando fui para o 5ºano, numa nova escola, eu fui sozinha a apresentação. Se me queixo que me doi o braço, ela diz "é sinal que tens braço". E isto magoava. Lembro-me que quando conheci a mãe do R fiquei maravilhada, porque ela é muito mãe galinha, e eu achei um maximo. Até vos digo mais, desejei que a minha mãe fosse assim.
Depois, eu cresci e deixei de me importar tanto. Quando estava em Aveiro a estudar, a minha mãe ligava-me e perguntava: está tudo bem filhota? e eu dizia: está mãe. Mas a mãe do R pergunta-lhe o que é que ele comeu, o que é que ele fez hoje e tu não perguntas nada. Ao que ela dizia: Olha, vale-me de muito. Podes até mentir que eu nunca sei.

Acontece que, pelo facto de namorar a 5anos, já conheço a familia do meu namorado muito bem ( e gosto muito deles!). E agora digo, ainda bem que a minha mãe é como é.
Quando eu disse que queria vir de Erasmus, a minha mãe disse "Vai filha, e aproveita para viajar que podes não ter estas possibilidades tão cedo". Sabem o que é que a mãe do R disse? Andou cerca de um mês a implorar para ele não ir, quase a chorar. E no Verão passado só dizia que queria que o tempo passa-se rapido para ele não estar longe.
Quando eu digo que vou fazer uma viagem a algum pais a minha mãe diz " Vai, queres que te ponha dinheiro na conta?", ao que a do R diz " Oh não sejas tolo! Não vais a lado nenhum, ouviste?".

A minha mãe é assim: quer acima de tudo que a filha aproveite tudo o que a vida tem para lhe dar, dentro das suas possibilidades, não quer que eu fique presa a minha vida toda. Sabe que lhe vai custar, mas é a primeira pessoa a dar-me força quando se fala em emigrar.
Ainda no outro dia, a conversa com a mãe do R, tentei faze-la ver que o mais provavel é não conseguir-mos emprego perto de casa, ao que ela disse " O meu filho vai ficar aqui, não vai para longe de certeza". Quando ela falou assim, pensei que ela falava de ficar no país, mas não, falava de ficar mesmo no distrito.

E a minha mãe é aquela que quando me ouviu dizer que este ano não ia comer uma amêndoa da Pascoa, não disse nada. Mas hoje chegaram 8 pacotes de amêndoas. Ela não é a mãe que fala, é a mãe que faz e deixa crescer.


( p.S. note-se que eu adoro a mãe do R, somos mesmo grandes amigas, mas por serem mães tão antagónicas, tive que descrever o caso dela em relação a minha mãe. Ah, e não se preocupem, porque aqui o R caga bem alto para o que ela lhe diz, alias por já saber a mãe que tem, só lhe conta as coisas na véspera)

9 comentários:

  1. Ah. Então estas a tirar grandes notas, certo?

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Ter mãe galinha sabe bem mas nem sempre faz bem. Ter mãe mais "dura" pode ser desgradável mas também nos fortalece mais nalgumas coisas. o ideal é ter um mix (como a minha Looool! tou a brincar) mas a perfeição nem sempre existe. Ainda bem que consegues ver o melhor de ambos os casos.

    Bj

    ResponderEliminar
  3. ahahhha. Amei o post*

    E a tua mae e a mae do R. fossem uma só pessoa era a perfeição. ao ler o texto estava mesmo a ficar preocupada com o R. Só no fim e que aliviei, quando li que ele só conta as coisas de vespera. =D Acho que faz bem. Em relação a ti: TENS TANTA SORTEEEEE! Tambem querooo viajaaar =/

    ResponderEliminar
  4. Acho que a minha mãe é um entremeio das vossas mães. Sempre me dei muito bem ela. Quando fui para a Alemanha, inicialmente, foi por insistência dela. Por outro lado, se não me vê por 2 dias, envia-me lg sms a dizer que tem saudades. Note-se que vivemos a 5min de carro uma da outra. lolol

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe é parecida com a tua... e também me magoavam certas coisas quando era mais nova, agora já nem ligo! :p
    Kiss*

    ResponderEliminar
  6. haha são duas boas mães mas com feitios opostos, talvez a minha se pareça mais com atua, talvez não, parece mesmo :)
    **

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe é galinha q.b. e fico contente com isso.
    Ainda bem que tens uma mãe que te apoia nas decisões que tomas e que acha que tens discernimento para te safares bem :)

    ResponderEliminar
  8. A minha mãe é muito parecida com a mãe do teu namorado... Moro longe de casa... vim estudar para cá e acabei por arranjar emprego e ficar, mas a minha mãe liga-me 3 ou 4 vezes por dia só para saber se está tudo bem. É daquelas mães que se eu digo "Mãe hoje vou jantar com a X e depois vamos sair um bocadinho", ela diz logo "Está bem filha, mas quando chegares a casa manda mensagem à mãe". No princípio incomodava-me ela ser tão chatinha, mas agora já não me faz diferença nenhuma e ligo-lhe naturalmente... O meu namorado não se importa, porque a mãe dele era igual! :)
    Deixei de me importar com isso quando percebi que, uma das minhas colegas de casa, não era nada chegada à mãe... a minha colega é que ligava para casa a meio da semana e se não o fizesse ninguém se preocupava com isso... entristecia-me ver que a mãe não lhe ligava nenhuma. E pronto a partir daí comecei a achar o máximo a minha mãe estar sempre preocupada e sempre a ligar :)

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)