Aushwitz

março 30, 2011 | |
Este foi o dia mais cansativo de todos. Primeiro porque de Cracóvia a Aushwitz demora-se 1h40 min de autocarro. Então, saimos as 10h e só chegamos lá por volta do meio dia. A excursão demorou praí 4 horas sendo que tivemos que andar de autocarro para nos dirigir-mos ao segundo campo de concentração.
Como toda a gente sabe, a historia de cada centímetro daquele territorio é aterrador. Eu, tendo conhecimento básico da história, esperava ficar mais sensibilizada do que realmente fiquei. Acho que o problema foi mesmo a guia, que não era nada emotiva. Ainda assim serviu para termos uma precepção mais realista do que realmente aconteceu. Sabiam que os trabalhadores ( algumas das pessoas que não morreram mal entraram!) dormiam numa cela para cavalos? E que numa simples cama (Sem colchão claro!) onde mal cabia uma pessoa, dormiam 12? E ainda que o lugar onde se sentiam melhor era na zona onde faziam as suas necessidades? Estavam todos a beira um dos outros a fazer as suas necessidades e muito deles tinham mesmo que dormir lá.
Sabiam ainda que os comandantes diziam-lhe que estava na altura de tomarem um bom banho, para depois morrerem em camaras de gás?
A verdade é que nenhum deles imaginava o que lhe esperava. Na verdade, eles achavam impossivel viajar cerca de 5 dias de camioneta para morrerem. Tinham mesmo que ir trabalhar!
Acho que todos sabem que mulheres gravidas, crianças e idosos eram mortos logo. Mas sabiam que ás restantes mulheres eram lhes retirado todo o sistema reprodutor? E que aquelas que não morriam com uma infecção rapida, acabavam por morrer lentamente com a falta de cuidados?
Pois é!
Agora o que mais me aterrorizou ainda foi a atitude da maior parte dos turistas. As rapariguitas mais novas eram só fotos cheias de sorrisos com a legenda " aqui morreram milhares de pessoas, mas estou a divertir-me a valer", outros pareciam estar a gozar. Por exemplo, no cremadoiro, as guias pediram para não falar nem nada, por questão de respeito, ora era quem mais ria e isso é assustador.











3 comentários:

  1. Eu conheço a parte da história e não entendo como é que é possível levarem na com tanta tranquilidade e ainda na brincadeira, mas pronto!
    Beijoca* aproveita bem! que deve ser uma oportunidade espectacular :)

    ResponderEliminar
  2. Isso das pessoas se rirem era o suficiente para eu passar-me da cabeça e insultá-las nas cinco línguas diferentes que sei, provavelmente as palavras para os insultar ainda sei em mais...
    É tão brutal, não há nada neste mundo que mostre tão bem a estupidez e a animalidade humana...

    ResponderEliminar
  3. Bem até as fotos fazem confusão... que peso na história teve esse local.

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)