Coisas que odeio #1

janeiro 25, 2011 | |
Odeio mas odeio mesmo que critiquem cursos como o meu, que já estão adaptados a Bolonha!!
Odeio que chamem " cursozinho" ou que digam " Isso não é um curso, é um recurso"
Epá, eu até percebo que deve ser frustante para quem andou 5 anos a estudar ver pessoas com a mesma habilitação mas com um curso de 3 anos mas..
1º Nós não temos culpa nenhuma. Quando entrei para a universidade quase todos os cursos já estavam adaptados a Bolonha.
2º Isso permiti-nos arranjar muito mais facilmente estágios.
3º E não é mais fácil não, porque pelo menos em Economia, antes tinhas 5 disciplinas com a mesma matéria, agora tens uma ou duas. E em vez de andarem a passear pelas cadeiras todas, estas sempre a aprender.
4º Porque nós, apesar de todas as vantagens, somos obrigados a ir as aulas, ou seja, acabou aquelas situações de pessoas que estão durante 10 anos a tirar um curso de 5 (situação usual antes de Bolonha)
5º Meus queridos, não sei se vocês sabem mas as pessoas agora têm que ter feito pelo menos metade do curso em 3 anos(tempo de vida útil de um curso de Bolonha) senão, em 6 anos, a inscrição prescreve. E nessa situação, para além de não puderes inscrever-te na universidade durante um ano, nunca mais podes inscrever-te no mesmo curso da mesma universidade onde andaste (ou qq coisa do genero).
Resumindo e concluindo, mais eficácia, eficiencia e menos vagabundice po pessoal e doutores e piu piu pardais ao ninho :)

Ah, já agora, eu por achar que estarei sempre em desvantagem com alguém com uma licenciatura de 5 ou 4 anos, meti-me logo no mestrado. Assim pelo menos, a nível de tempo de estudo estamos todos iguais!

5 comentários:

  1. Não te tiro razão, até porque não tens culpa nenhuma de ter sido esse o sistema que apanhaste qdo entraste para a Universidade.
    Mas há que compreender tb o nosso lado, de quem tirou uma licenciatura de 5 ou 4 anos (como foi o meu caso). Ora tu em 5 anos ficas com licenciatura e mestrado. Eu fico em 6 no total, pq o meu curso foi de apenas 4.
    É injusto para quem se matou a estudar mais anos e agora vê pessoas com as mesmas qualificações em menos tempo. Falo por mim que sp fiz tudo na altura certa, sem perder anos.
    Resumindo, todos têm as suas razões e a culpa não é nossa, é do Governo como sempre, que está sp a mudar tudo.
    De qualquer modo, é sempre bom investir na nossa educação ;) Mas depois disto páro, que uma licenciatura, uma pós-graduação e um mestrado chega bem.

    ResponderEliminar
  2. caga nisso ! :D (desculpa pelo termo, mas oh pá, cá é assim :b)

    ResponderEliminar
  3. Como eu te percebo :/
    É muito chato e nós não temos culpa nenhuma!

    Selo para ti no blogue :)*

    ResponderEliminar
  4. Deixa lá, as pessoas nunca reagem muito bem a "grandes" mudanças. Ainda não perceberam que as pessoas saem a saber o mesmo e com mais tempo para PRATICAR!

    ResponderEliminar

sê feliz e diz sempre o que pensas... :)